Dueto com Tiago Pinto – Junto do Mar

“Junto do Mar” foi o título que atribui à versão canção do soneto que musiquei de Antero de Quental, “Oceano Nox”.

Faz parte dos três temas que considero os mais “clássicos” do meu Álbum “Essência” (os sonetos) e, por esse motivo, pensei numa versão acústica com guitarra clássica, que nos pudesse fazer imaginar que estamos a dar um passeio à beira mar, ouvido em cada nota tocada, os sons da natureza e deste belo elemento que me inspira e que é o meu confidente – O Mar.

Desafiei o músico Tiago Pinto, músico de guitarra clássica, que fez esta bonita versão e que espero que seja do teu agrado: “Junto do Mar”.

Sobre o meu convidado…

Tiago Pinto, nasceu na cidade de Coimbra em 1981. Desde cedo mostrou o seu gosto pela música e começou a aprender guitarra aos 12 anos, com o professor Artur Bessa, no Colégio Rainha Santa Isabel. De seguida, frequentou a Academia de Música e Tecnologia de Coimbra, tendo estudado Guitarra Clássica com o professor Luís Garção e, mais tarde, Guitarra Elétrica Blues e Jazz com o professor Paulo Pinto. A partir daqui começou a participar em alguns projetos de originais e também de covers.

Em 2011 começou a fazer atuações pontuais em bares e eventos como cantor e guitarrista, tocando covers de clássicos do repertório Pop/Rock, tendo vindo a consolidar esta sua atividade desde 2015 até aos dias de hoje, com uma média de 120 atuações por ano. Tem participado também algumas temporadas de Guitarra Clássica a solo, com repertório instrumental.

Em paraleno, inicia também em 2011 o seu projeto de  ‘Aulas Particulares de Música Coimbra’, que tem vindo a tornar-se a sua atividade profissional, a tempo inteiro, desde 2015, lecionando vários instrumentos tais como baixo, cavaquinho, ukulele, teclado e formação musical, mas com foco principal na guitarra clássica e elétrica.

Tiago Pinto é Licenciado em Música, vertente Música e Tecnologias, da Escola Superior de Educação de Coimbra, cujos estudos concluiu em janeiro de 2021, tendo sido uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em diversas áreas: Formação Musical, Análise e Técnicas de Composição, Direção Coral e Instrumental, Acústica Física e Psicoacústica, Coro e Prática instrumental, Prática de teclados e em Técnicas de Hardware e de Software, tendo estas últimas contribuído para melhorar as suas competências não só como músico executante, mas também, na realização de projetos de estúdio em gravação, edição e produção áudio. Estagiou no Conservatório de Música de Coimbra, nas instalações do Grande Auditório, na área de som em eventos, concertos e estúdio de gravação.

A 23 de novembro de 2020 lança o seu primeiro tema original intitulado “Prelúdio a Coimbra”, que já se encontra disponível nas plataformas digitais como Spotify e Youtube.

 

Aproveito para partilhar os links para que possas ver e ouvir o trabalho do Tiago Pinto:
Canal do YouTube Tiago Pinto
Spotify Tiago Pinto

Muito obrigada Tiago por teres aceitado este desafio de um dueto à distância e espero que possamos conhecer-nos pessoalmente e tocar ao vivo este e outros temas, quando a Cultura voltar à normalidade. Estamos juntos pela mesma causa! Votos de muito sucesso!

 


Já sabes, podes ouvir este e outros dos meus temas nas principais plataformas digitais ou, se preferires, podes também adquirir o meu Álbum Essência na Loja Online, tanto em formato físico (CD) como digital.
Face à situação atual, esta é uma das formas de ajudares os autores, músicos e todos aqueles que direta e indiretamente trabalham para te proporcionar momentos cheios de música e que te ajudam também a passar melhor o tempo, trazendo paz, alegria e amor.

Eu faço a minha parte, continuando a trabalhar e a encontrar formas e soluções para me reinventar, de preferência em parceria. Desta forma honro a Vida todos os dias, doando o melhor de mim ao Mundo. Faz-me feliz! E este é o melhor “objetivo” que podemos alcançar. O meu muito obrigada!

 

Próximo dueto? Palpites?

Deixo-te na curiosidade…

 

Beijinhos,

Ana

Share:
Ana Brissos © 2021 - Todos os Direitos Reservados