Natural de Santiago-do-Cacém, Ana Brissos nasceu em 1982. Com um ano de idade, muda-se para o concelho do Seixal, onde, desde pequena, revelou o seu gosto e aptidão para a Música e Artes Performativas.
Com apenas sete anos, inicia os estudos musicais em órgão e solfejo, integrando, aos doze, um grupo infantil/juvenil onde começa a ter aulas de canto, a participar em festivais da canção e a fazer atuações um pouco por todo o país.
Em 1996 foi uma das finalistas do programa de televisão “Bravo Bravíssimo”, um programa de talentos da SIC, que se realizou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Em 1998 conquistou o Prémio de Melhor Intérprete e 2º Lugar no Festival “Cidade de Elvas” onde, no ano seguinte e com apenas dezasseis anos, se estreou como intérprete-compositora, conquistando o 3º lugar do festival.
Passando pela Música Ligeira e Fado, onde teve a oportunidade de partilhar palco com grandes nomes da música portuguesa, inicia em 2000 os estudos em canto lírico/clássico e, mais tarde, em Jazz na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, seguindo-se a JB Jazz, onde aprofundou e consolidou os conhecimentos musicais até então adquiridos.
A 25 de Dezembro de 2018, lança o álbum de estreia “Essência” produzido por Ramón Galarza, onde Ana Brissos apresenta-se não só intérprete, mas também como autora das canções, refletindo as suas principais influências musicais: a música Clássica, o Jazz e o Fado. Integralmente interpretado em português, expressa “Sentimentos e Emoções” de uma forma intimista e genuína, com temas como “Cais da Saudade”, o primeiro single, que homenageia o povo português e a sua história. Este tema contou com o reconhecimento do ISC – International Songwriting Competition 2019, sendo selecionada para canção semifinalista na categoria de World Music.
Em abril de 2020 lança o primeiro single de música clássica, “Avé Maria” de F. Schubert e, em outubro do mesmo ano, relança o tema de sua autoria “Pequenas Coisas”, numa versão especial e que transmite Paz, Alegria e Amor, refletindo o caminho espiritual da autora.
Como cantora-compositora, recebeu recentemente o VIII Prémio de Criação de Canção do Programa Ibermúsicas, que premiou 42 canções inéditas de entre mais de 1100 inscrições, contando com três vencedores de cada país membro do Ibermúsicas (14 países): Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Ana Brissos encontra-se neste momento a promover o seu segundo Álbum Clássica, produzido pelo Maestro e Pianista Mário Rui Teixeira, inteiramente dedicado à interpretação de grandes temas de música clássica e musicais, e a planear a tour cineteatros e auditórios. Este projeto tem como Parceiro Institucional a República Portuguesa – Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Garantir Cultura e com o apoio da Antena 2.
«Na minha vida comparo a Música ao Amor e o Business Intelligence à Paixão!
Não vivo um sem o outro… de preferência alio os dois! (…)»
– Ana Brissos 21-01-2019
Em janeiro de 2023, Ana Brissos assume, por inteiro, a sua verdadeira essência como cantora e compositora, e agora também como produtora, dedicando-se ao AMOR – A Música.
Ano 2023: Criação de Estrutura de Criação Artística na Área da Música – Projeto em desenvolvimento no Âmbito do Programa de Criação do Próprio Emprego do IEFP.