Biografia

"O Sonho Comanda a Vida"

Sou natural de Santiago-do-Cacém (Alentejo) e resido na área da Grande Lisboa, entre o Tejo e o Sado. Desde muito pequena já era evidente o meu gosto pela Música e Artes Performativas e, com apenas 7 anos, iniciei os meus estudos musicais, órgão e solfejo. Aos 12 anos comecei a ter aulas de canto e a participar em festivais juvenis da canção e a fazer atuações um pouco por todo o país.

Fui finalista do programa de televisão “Bravo Bravíssimo” (1996), um programa da SIC, e conquistei o Prémio de Melhor Intérprete e 2º Lugar no Festival “Cidade de Elvas” (1998) onde, no ano seguinte e com apenas 16 anos, estreei-me como intérprete-compositora da letra e música, conquistando o 3º lugar do festival.

Depois da minha passagem pela Música Ligeira e pelo Fado, onde tive a oportunidade de partilhar palcos com grandes nomes da música portuguesa, iniciei os meus estudos em canto lírico/clássico em 2000. Desde então tenho vindo a aprofundar e consolidar os conhecimentos musicais adquiridos em Piano, Canto Lírico e estudos superiores em Jazz e Música Moderna (canto e piano).

Desde 2010 (oficialmente), tenho tido a honra de dar voz a momentos inesquecíveis, atuando em Cerimónias Religiosas/Civis, trabalho este que faço com toda a dedicação, profissionalismo e amor.

A 25 de Dezembro de 2018, finalmente, concretizei o meu maior sonho, com o lançamento do meu Álbum de Estreia – “Essência” – onde me apresento não só como intérprete mas, também, como autora das letras (a maior parte) e das músicas e que refletem as minhas principais influências musicais: a Música Clássica, o Jazz e o Fado. É um álbum cantado em português, que expressa “Sentimentos e Emoções” de uma forma intimista e genuína. “Cais da Saudade“, o primeiro single, contou com o reconhecimento do ISC – International Songwritting Competition 2019, sendo selecionada para canção semi-finalista na categoria de World Music.

Em Abril de 2020, lancei o primeiro single de música clássica Avé Maria F. Schubert, onde apresento a minha vertente de cantora lírica soprano. 

Em Outubro de 2020, relancei o tema de minha autoria “Pequenas Coisas”, numa versão especial, que transmite Paz, Alegria e Amor.

Como cantora-compositora, recebi recentemente o VIII Prémio de Criação de Canção do Programa Ibermúsicas, que premiou 42 canções inéditas de entre mais de 1100 inscrições, contando com três vencedores de cada país membro do Ibermúsicas (14 países): Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

“Clássica”, é o mais recente álbum discográfico inteiramente dedicado à interpretação de grandes temas de música clássica, musicais e bandas sonoras de filmes. Este projeto tem como Parceiro Institucional a República Portuguesa – Ministério da Cultura, no âmbito do do Programa Garantir Cultura, e o apoio da Antena 2.

 

Outros Projetos:
Essência Coaching – Coach / Artist Coaching and Mentoring, Formação, Consultoria e Serviços

Share:
Ana Brissos © 2021 - Todos os Direitos Reservados